Conheça a FMVZ-USP

  • Home
  • A FMVZ
  • Conheça a FMVZ-USP

O ensino público da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo teve início em 1919, com a criação do Curso de Veterinária nas dependências do Instituto de Veterinária de São Paulo, localizado no Instituto Butantan (Lei Estadual nº1.695-C, de 18/12/1919).

Em 15 de abril de 1924, o curso de veterinária do Instituto de Veterinária foi para a Rua Pires de Motta, nº1 em permuta com o Instituto Vacinogênico que ali se localizava e por sua vez transferido para o Instituto Butantan.

Em 31 de dezembro de 1928, o Decreto Estadual nº2.354 criou a Escola de Medicina Veterinária de São Paulo (EMVSP), em substituição ao curso que funcionava no Instituto de Veterinária. Nomeado pelo Governador do Estado, em 26 de março de 1931, como primeiro Diretor Veterinário da Escola, Dr. Alexandre de Mello, formado na primeira turma do Instituto de Veterinária, em 1922.

Parte das disciplinas teóricas da Escola de Medicina Veterinária foram transferidas em 09 de setembro de 1931 para o Parque da Agua Branca, diante da grande procura pelo curso de veterinária que aumentava a cada ano. Assume como Diretor da Escola de Medicina Veterinária, Dr. Mário Brandão Maldonado sendo Subdiretor, Dr. Alexandre de Mello.

Com a criação da Universidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1934, a Escola de Medicina Veterinária foi uma das 7 Instituições de Ensino Superior a incorporar-se à nova Universidade. No entanto, após 10 meses dessa incorporação, o Interventor Federal no Estado de São Paulo, Dr. Armando Salles de Oliveira, por meio do Decreto nº6.809 desincorpora-a da Universidade de São Paulo, transferindo para a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. Formou sua última turma em 1937.

Em 19 de dezembro de 1934 é publicado o Decreto Estadual nº6.874 que cria, na Universidade de São Paulo, a Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), naturalmente a partir da EMVSP.

Suas atividades são iniciadas no centro da cidade, no casarão da Rua São Luís nº79 até a transferência para a Rua Pires da Mota, no bairro da Aclimação, em 1937. No decorrer da década de 60, boa parte das estruturas situadas na rua Pires da Mota foram transferidas para os “barracões” próximos da atual Faculdade de Economia e Administração e do Instituto de Relações Internacionais. Hoje, no Campus de São Paulo, a Faculdade está definitivamente instalada na Avenida Professor Orlando Marques de Paiva, 87.

Em 1957, por intermédio do então Governador de Estado, Jânio da Silva Quadros, a USP recebeu a doação de uma grande e operante fazenda-escola, que hoje constitui o Campus de Pirassununga, o maior desta Universidade, com 2.200 hectares. Nessa área se oferecia um reconhecido Curso Técnico Profissionalizante que formava alunos nas especialidades de Laticínios e Pecuária. O referido curso foi mantido e coordenado pela FMVZ até 1973.

A doação desses próprios em Pirassununga permitiu que os setores de Zootecnia e Reprodução se transferissem da Cidade Universitária para o município de Pirassununga, em 1959. Desde então, parte do curso de graduação passou a ser ministrado no novo campus. O curso de Zootecnia, criado em 1978 no campus de Pirassununga, foi coordenado pela FMVZ até 1992, quando da constituição da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Nesse período, formaram 11 turmas com 155 diplomados em Zootencia.

Em 1969, por decisão da Congregação, a FMV passou a agregar em seu nome a palavra Zootecnia, passando a denominar-se Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Atualmente, o Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ está inteiramente lotado no Campus de Pirassununga, assim como importantes extensões de seus cinco outros departamentos, cujas sedes permanecem no Campus da capital.

Até o ano de 2018, a FMVZ já formou 4.407 médicos veterinários e 2.510 egressos de Pós-Graduação. O QS World University Rankings by Subject 2018 - Veterinary Science classificou a USP na 47ª posição, sendo a melhor classificada entre cursos de Medicina Veterinária da América Latina. Em 2019, a FMVZ completa seu primeiro centenário.

Referência: Associação dos Ex-Alunos da FMVZ-USP (AEXA)

 

 

 

 

apoio