Símbolos da FMVZ-USP

  • Home
  • A FMVZ
  • Símbolos da FMVZ-USP

Deusa romana Minerva

A figura de Minerva foi utilizada no Brasão da Escola de Medicina Veterinária de São Paulo. O Brasão que hoje se encontra na Secretaria do Diretor da FMVZ-USP foi criado na década de 30 por Filisberto Ranzini, então funcionário do Escritório de Ramos de Azevedo.

Posteriormente surgiram versões de Minerva acompanhada por um equino e um bovino. Esta imagem é utilizada para representar a FMVZ-USP desde a década de 60. Diversas representações estão dispostas em estátuas e documentos da Faculdade.

Serpente e bastão de Esculápio

O Símbolo da Medicina Veterinária no Brasil é baseado em uma proposta que venceu concurso promovido pelo CFMV em 1994. O Conselho julgou ser de coerência histórica e de tradição a adoção da serpente e do bastão, símbolo de Esculápio, deus da arte de curar na Grécia Antiga. Estes símbolos vêm inseridos na letra "V", tendo como moldura um hexágono irregular. Quanto às cores usadas em sua representação gráfica, a dominante é a verde, pois significa a vida, a juventude e a saúde. A cor branca, sendo a união de todas as outras, significa integração, luta pela vida e paz.

 

 

apoio